terça-feira, 20 de outubro de 2009


Visando trazer além do esporte mas também cultura da nossa região e proximidades, achei interessante postar esta matéria sobre a Cachoeira dos Pretos local onde pedalamos neste sábado e foi uma aventura fenomenal.

A Cachoeira dos Pretos é uma cachoeira no estado de São Paulo. Localiza-se no município de Joanópolis e possui queda livre de 154 metros.

O melhor acesso é pelo município do Joanópolis, mas pode ser feitos de São Francisco Xavier e Monte Verde, porém por estradas de terra. É a maior cachoeira iluminada do Estado de São Paulo.

Existem duas histórias sobre a origem do nome, uma real é uma mais fantasiosa. A mais bonita de contar é a da época da escravidão, onde escravos que fugiam das senzalas e os que não tinham um bom comportamento eram jogados do topo da cachoeira como castigo e exemplo para os outros escravos.

Mas na verdade o nome "dos Pretos" tem origem do sobrenome da família "Pretos" que era dona das terras onde está a cachoeira.

Hoje o local conta com uma infra-estrutura turística completa como arborismo, rapel, bois-cross, restaurantes, lanchonetes e artesanato.

Hoje em dia os escravos não são mais jogados do topo da cachoeira, porém os aventureiros sem responsabilidade acabam se tornando vitima dos 154mts de queda. É importante se informar no local sobre passeios com guia e respeitar os limites do local.

História completa clique aqui vale a pena ler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário