domingo, 21 de fevereiro de 2010

TRILHA DO COGUMELO = JAMBEIRO - REDENÇÃO


Tudo começou com a idéia de fazermos um pedal básico, o simples percurso de Jambeiro - Redenção, mas como no Gira Pedal nem tudo é tão simples já deu para ter uma idéia do que aconteceu. Antes de mais nada o nome dado a trilha não tem nada a ver com a idéia do cogumelo fazendo parte da alimentação, afinal somos bikers e não bicho grilo, deixamos este tipo de curtição para aqueles que gostam, ok?

Cogumelo está sendo somente o nome escolhido pela galera para a nova trilha que fizemos, mas isso você saberá como ocorreu mais a frente, no momento oportuno.


Saímos de Jambeiro como combinado rumo ao pedalzinho básico (Rodrigo, Fabiano, Ricardo, Diego Hanks e eu), mas como sempre os imprevistos apareceram, começando pela corrente do amigo Fabiano estourando, que é uma barbaridade, pois a bike tinha acabado de sair da revisão de 2008....rs


A sorte que nosso amigo Rodrigão Magyver estava lá, sempre precavido com sua mochila repleta de materiais de reposição e pães de queijo, frisa-se de passagem que o pão de queijo é um excelente repositor de energia e matador de fome, muito melhor que qualquer barrinha de cereal (mas cada um tem a sua função).

Se utilizando do pedaço de corrente que ele levava na mochila foi o suficiente para reparar o problema e continuarmos o pedal.


Até chegar em Redenção nada de mais, tudo correu perfeitamente num rítimo bom e a galera dando risada pra caramba.


O clima estava como o meteorolista havia informando, "dia com pouco sol, com possibilidades de chuva no período do dia e o sol aparecendo em algumas partes e a temperatura variando entre 25° abaixo de zero e máxima de 110°", muito precisa não????

 

Paramos no barzinho de Redenção para comer alguma coisa, durante estadia pensamos em voltar por uma trilha nova que eu havia feito a marcação no Google Earth e passado para o GPS, seria algo inusitado e diferente, afinal não fabíamos dizer se haveria a estrada ou se poderíamos passar por todo o trajeto sem problemas, mas como é este tipo de aventura que o grupo gosta não pensamos duas vezes.


E foi só começarmos a pedalada pelo trajeto novo que as coisas já mudaram, primeiro com uma chuva constante que fez a temperatura cair e complicar um pouco a estrada, mas nada que abalasse a galera. Mais a frente com a paisagem nova e diferente fui tudo ficando ainda mais interessante, inclusive encontramos a vila dos smurfs, brincadeira, com o clima úmido e uma estrada pouco utilizada a natureza já começava a tomar conta, e foram esses cogumelos aí na foto que fez a galera dar o nome a trilha, nada demais mesmo, mas ao invés de dar um nome de pessoa ou de alguma outra coisa sem qualquer relação, preferimos dar do que encontramos no caminho, coisas que a natureza nos mostra, como forma de agradecimento.



E graças ao amigo GPS conseguimos prosseguir pela trilha nova, uma trilha com muita subida (só para vocês terem uma idéia nós saímos de Redenção e logo que entramos na terra decidimos pedar a esquerda, como se estivessemos voltando pela trilha que vai acabar em Paraibuna, alguns quilómetros à frente pegamos a direita rumo as torres de transmissão, ou seja, rumo à montanha mais alta, que fica no meio do eucaliptero), mas paisagens super legais.



A trilha cada vez mais  isolada foi cativando a galera, inclusive achamos no meio do caminho um bezerro selvagem (rssss) que para conseguir passar pela galera decidiu atravessar correndo, enquando subíamos ele descia, e no meio do caminho quase que leva o amigo Hanks, eu não cheguei a ver mas quando ví a galera subindo dando risada já sabia que tinha perdido algo..... Mas tudo acabou bem e ninguém se machucou.


Logo após esta estrada isolada entramos numa subida rumo às torres que ficavam em cima da montanha, exatamente como o dono do bar havía nos informado em Redenção (quando perguntamos se tinha subida a resposta dele foi bem esclarecedora - PORRRAAAAAA!!!!!!!).


Continuamos com o amigo GPS nos guiando e cada vez a estrada ficava melhor e mais alta, agora já sem chuva e o sol começando a sair (não é que o meteorologista estava certo!!!! Tudo que ele descreveu aconteceu, ou seja, tudo, sol, chuva, vento, núvens....).



A subida não acabava e chegamos até a pensar que estávamos perdidos, mas isso faz parte da aventura, o problema é que o tempo estava ficando curto, pois como sempre alguns do grupo estavam com compromissos marcados; o Fabiano com medo de chegar atrasado para o aniversário do chefe (é só mandar para revisão a bike ok???? rssss); o Rodrigão com a obrigação de comprar partes importantíssimas da sua casa nova (o trono); e o Hanks como sempre com os seus compromissos sociais, ele disse que seria padrinho de uma formatura, já a galera acha que ele está se passando por um jogador de futebol famoso e está trabalhando em bailes de debutantes.... hehehehehe



Finalmente chegamos ao topo de tudo, e a paisagem foi um espetáculo a parte, vejam bem ao fundo a Serra da Mantiqueira, pena que a foto não mostra muito bem, mas lá no fundo dá para ver o silueta da Pedra do Baú.


O ponto mais alto foi também o ponto alto do pedal, mas depois disso surgiu um problema. Como entramos no labirinto de eucalíptos as estradas haviam sido alteradas com tempo, e onde o GPS marcava não existia mais caminho, resultado?!? Nos perdemos e depois de alguns sobe, desce, volta, desiste, conseguimos localizar a trilha correta e chegamos novamente na estrada que havíamos utilizado quando na ida para Redenção.


Paramos no caminho para pedar água dentro de uma igreja e seguimos rumo ao final, bem, quase no final a sina novamente aconteceu, a corrente do Fabiano estourou, mas como só faltavam alguns kms decidimos larga-lo na estrada e continuarmos até o final. Tudo bem! tive que voltar de carro para buscar o colega, afinal grupo unido termina unido (rssss). Para completar ainda, quando eu estava saindo de Jambeiro para resgatá-lo quase que fico famoso, levando com a bike em cima do carro a tenda que estava montada na rua em razão do carnaval, graças a Deus deu tudo certo, nada quebrado e muita risada, mas faz parte não??????


Visualizar Jambeiro - Redenção = Trilha do Cogumelo em um mapa maior

No final tudo acabou bem com mais uma trilha perfeita, agora com a vantagem de podermos desenhar qualquer trilha no google earth e descobrir na vida real, mais pedal, mais opções, mais aventura, tudo que um grupo precisa.

Obrigado Deus por tudo ter dado certo, desculpe galera pela falha do GPS, espero que todos tenham chego a tempo para os compromissos, e valeu pela amizade e diversão.


O GPS teve um problema para marcar corretamente a altimetria (aquela subida de 90° ali no km 25 - que não ocorreu) mas depois voltou a marcar e dá para termos uma idéia de quanto subimos.

7 comentários:

  1. Parabéns pela pedalada...

    vocês estão ligados que sempre to aqui acompanhando as pedaladas e estão de parabéns mesmo

    cada vez mais eu fico impressionado com o tanto de lugares e paisagens lindas que temos ao redor de SJC

    agora eu tenho que tomar vergonha na cara e começar a ir conhecer também.. rs

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Salve galera! O rapaz está com tanta força nas canelas que a corrente não aguenta a pressão! rsrs

    É isso aí, do alto o visual é sempre mais bonito. Vale o sacrifício!

    Bacana ver que vcs passaram o Carnaval fantasiados de ciclistas! rsrs

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Fala Galera,

    Valeu por mais um pedal cheio de subidas e DESCIDAS, foi mal pela corrente estourada.

    Rodrigão Magyver muito obrigado pela ajuda. Diegão novamente muito obrigado pelo resgate. Cheguei no compromisso tranquilo.

    RUMO AO PROXIMO DESAFIO

    Fabiano - Mestre dos Magos

    ResponderExcluir
  4. Sensacional!!!

    Avistar da Serra do Mar a pedra do baú na Serra da Mantiqueira,tendo entre elas o vale do paraíba não tem preço.
    Só com muito suor e disposição.

    Valeu Galera,mais uma show de pedal.

    ResponderExcluir
  5. galera legal a pedalada de vocês. Eu sou o Mirão de Caçapava e um aventureiro em trilhas de bike, porém em dezembro acabei fraturando a perna e tive que fazer uma cirurgia colocando 07parafusos na fíbola. Estou em tratamento intensivo e louco para voltar as pedaladas..... enquanto isto tenho que me contentar em apenas ver e assistir ..... até!!!! abçs

    ResponderExcluir
  6. Faaaala Galeeraaa...

    Q Graça teria a Aventura, sem MAIS AVENTURA ???

    E foi isso q passamos no sabadão, uma AVENTURA e tanto...

    Valeu toda subida encarada e cada gota de chuva na cara...
    Valeu todo raio de sol nos torrando e cada bezerro quase nos atropelando...
    Valeu pelo boi morto na trilha e cada risada merecida...
    Valeu tb pela falta de água, onde aprendemos a dar valor numa simples capelinha e sua caixa d'agua...
    E valeu ter ido por essa trilha animal, que sempre anima a galera do GIRA PEDAL...

    Puuutzzz.... Essa aí vai pro livro de poesias hein... hehehehe


    Abraços Galera....

    HANKS !!!

    ResponderExcluir
  7. Valeu Mirão,
    Quando estiver recuperado venha pedalar com a gente.

    Abraços.
    Equipe: Gira pedal

    ResponderExcluir