TEXTO ENVIADO PELO GIRAPEDALENSE: RODRIGO AIRES
Texto: Marcos Adami
Veja abaixo algumas dicas antes de encarar o frio:
- Em temperaturas inferiores a 10 graus centígrados é aconselhado o uso de leggings de lycra. Manter as pernas e joelhos aquecidos evita lesões.
Para manter o corpo aquecido use várias camadas de roupas. Comece sempre por uma camiseta de algodão, que pode ser de manga comprida ou curta, dependendo das condições do tempo.
- Se estiver muito frio (menos de 10º C) vista uma blusa de lã fina sobre a camiseta e em seguida vista sua camisa de ciclismo, de manga longa. No caso de estar ventando vista sobre a camisa de ciclismo uma jaqueta corta-vento, também conhecidas como Windstopper, feitas em nylon ou Goretex. Contole a temperatura do corpo abrindo ou fechando o zíper.
- Mantenha os pés aquecidos usando meias de lã. Existem no mercado umas polainas para vestir sobre as sapatilhas, funcionam muito bem. Antes de vestir as meias, borrife nos pés um pouco de desodorante, vai ajudar a mantê-los aquecidos.
- Use protetor labial para proteger os lábios de ressecamento.
- Luvas de dedo longo evitam que suas mãos percam a sensibilidade em dias frios.
- Algumas folhas de jornal por baixo da camisa manga longa ajudam a quebrar o vento e a manter o corpo aquecido. Com o aumento da temperatura ambiente, você pode dispensar o jornal no lixo.
- Há no mercado algumas peças que se chamam de "manguitos", que são mangas falsas que se colocam nos braços, fazendo a vez das mangas compridas. Os "pernitos" fazem a vez de calças compridas. A vantagem dessas peças de vestuário está na praticidade. Assim que a temperatura se elevar, o ciclista pode retirar essas roupas.
- Não se exagere no uso das roupas quentes. Pedale por cerca de 2 km, se perceber que está aquecido demais, volte para casa e retire o agasalho. Se passar frio não é bom, vestir muita roupa quente também vai atrapalhar o conforto na pedalada. O ideal é começar a pedalada com a sensação de um poquinho de frio.
- Alongue-se e aqueça-se bem antes de pedalar para valer. Lembre-se que na época de frio existe uma maior possibilidade de ocorrer lesões musculares.
As jaquetas corta-vento são muito eficientes e além de manterem o ciclista aquecido, é resistente à água e mantém o corpo do ciclista seco.
Na Jaqueta corta-vento o tecido tipo membrana é sintético em microfibra cuja característica principal é o fato de ser permeável de dentro para fora, ou seja, ela permite que o suor do corpo saia é semi-impermeável de fora para dentro, ou seja, ela não permite que o vento gelado e a água entrem diretamente. Em dias de chuva ela se encharca, mas lhe mantêm quente e evita que o vento frio bata diretamente na sua pele.
Para que se entenda com mais facilidade, como funciona esse tipo de roupa: O tecido é confeccionado com milhões de furos, cada um deles é cerca de 20 mil vezes menor que uma gota d'água e 700 vezes maior que uma molécula de vapor d'água. A água não entra, mas o suor em forma de vapor sai, permitindo que seu corpo fique seco e quando molhado não permitindo que o vento gelado o esfrie demais, causando doenças como resfriado, gripe, febre ou doenças resistenciais como herpes.
Existem vários fabricantes desses tipos de roupas, entre eles: Wind-tex, Goretex, Simpatex, Drytex, Consultex e o famoso "windstopper" é válido lembrar que todos os tecidos tem qualidade compatível e se eles tem a mesma qualidade não faz sentido comprar uma jaqueta que custe o triplo do preço de outra, já que a função será a mesma.
Para usar com eficiência essa jaqueta, você deve também usar uma camisa de ciclista em "Coolmax" ou outra camisa de tecido sintético que tenha as mesmas qualidades em contato com a pele, pois ela terá a função de não deixar seu corpo encharcar de suor, usando a jaqueta por cima, que terá a função de deixar o suor sair mantendo o corpo seco sem deixar o vento gelado entrar mantendo então a temperatura corporal estável.
a minha bike tá ficando assim... rsrs jogada num canto rsrs só chuva e frrrrrriiioooo rsrs
ResponderExcluirSimone