segunda-feira, 8 de junho de 2009

Gira Pedal - SUPER DICAS DE MTB

Galera,

Agora estaremos toda a semana colocando uma matéria de bike no nosso blog, assim ficará mais informativo e aberto à novas discussões, participem.

Essa idéia veio do super girapedalense ninja da técnica Essece ACM - Mestre dos Magos.

Mandou bem Fabiano....

Segue abaixo a primeira matéria enviada por ele, retirada do site Trilhas e Aventura -

http://www.trilhaseaventuras.com.br/atividades/superdica.asp?id_atividade=5&id=68

20 perguntas e respostas sobre bike


1 - Por que ciclistas devem usar short de lycra ?

Porque evita machucados causados pela costura das shorts normais e permite maior libertade de movimento, ja que shorts normais não esticam. Além disso, o short de lycra é bem justo e não prende no selim quando voce joga seu corpo para trás.

2 - Qual é a pressão recomendada para o pneu da bicicleta ?

Quanto maior a pressão, menor a tração que o pneu oferece. A pressão recomendada varia de 35 pra 50 psi. Use 50 para asfalto, competições ou se sua bicicleta tiver suspensão dupla. Para trilhas mais técnicas e hardtails, use um pouco mais de 35 psi.

3 - O sistema de suspensão traseira de ar é melhor que o de mola ?

Não. A maioria dos ciclistas preferem os sistemas de mola. Porém o sistema de ar tem a vantagem de ser bem mais ajustável e de ser leve.

4 - Por que o selim da bicicleta tem que ficar tão alto ?

Porque com isso o ciclista fica numa melhor posição para pedalar. A altura do selim é determinada de acordo com o tamanho da perna do ciclista. Para o melhor apreveitamento (transferência de força), a perna do ciclista deve ficar quase toda estendida na posição mais baixa da pedalada.

5 - Qual é a luva melhor ? A que cobre inteiramente os dedos ou a que cobre só metade dos dedos ?

A luva que cobre os dedos por inteiro é melhor porque te deixa mais protegido em caso de uma batida. Ela é mais quente porque é toda fechada, mas vale mais a pena.

6 - Eu devo trocar meus pneus de mountain bike para pneus slick (lisos) ?

Depende. Se voce tem uma mountain bike e só anda no asfalto, use slick porque possui menos atrito de rolamento e são mais leves, deixando a bike mais rápida. Se você leva mountain bike a sério e anda em trilhas, use pneus normais pois eles furam menos, freiam melhor em qualquer condição e tem muito mais tração.

7 - Com que frequência e como eu devo lubrificar a corrente ?

Sempre que for andar (antes e depois). Antes de lubrificar tenha certeza que a corrente está completamente limpa, se estiver suja não adianta lubrificar. Coloque óleo em cada elo da corrente (perder um elo é o mesmo que não lubrificar). Não se preocupe em lubrificar os lados da corrente, os elos que são importantes.

8 - Porque as camisas de ciclismo são tão apertadas ?

Essas camisas vieram do ciclismo olimpico e são apertadas para serem mais aerodinâmicas, porém para mountain bike não há essa necessidade, mountain bikers podem vestir o que quiserem.

9 - Com que frequência as rodas devem ser reguladas (trued) ?

Um par de rodas ideal normalmente não precisa de ajustes. Se for um bom par de rodas, é bom regular de 6 em 6 meses ou sempre que você sentir necessidade (quando tiver empenada por exemplo).

10 - O que devo fazer se a roda empenar durante uma trilha ?

Se empenar só um pouco, ajuste os freios de modo que as sapatas não fiquem "pegando" no aro ou solte o freio. Se empenar muito, tire a roda e desempene a força, pisando em cima ou pressionando contra uma pedra ou arvore. A roda não servirá mais, então desempene apenas para poder voltar pra casa.

11 - O que deve-se carregar para uma trilha ?

Capacete, água, remendo para pneu ou uma camara nova, bomba para encher o pneu e ferramentas básicas.

12 - Quais são as regras básicas para trocar uma camara furada ?

Comece e termine pela válvula. Descubra porque o pneu furou antes de trocar a camara, as vezes foi um espinho ou um prego que ainda pode estar enfiado no pneu e se você trocar a camara ela irá furar de novo. Verifique se a camara está comletamente colocada no pneu, senão ao incher, irá furar novamente.

13 - Quando eu tenho que trocar o guidon ?

Sempre que você tiver uma batida séria ou se você faz downhill, todo ano. Sempre que houver necessidade.

14 - Devo trocar meu guidon reto de cross-country pelos mais altos de downhill ?

Só se você faz muito downhill e trial. O guidon de cross-country deixa muito peso na roda da frente, com o guidon de downhill esse problema é corrigido e a bike ganha mais controle. Os pontos negativos do guidon alto são: Ele é mais pesado que o normal, o seu peso fica muito concentrado no selim quando você pedala no plano e ele não é muito bom para subidas.

15 - Devo checar se meu quadro tem rachaduras ?

Sim. É difícil prever quando um quadro irá quebrar. Na maioria das vezes o quadro começa a quebrar com um pequena rachadura. Sempre que você limpar a bike (que deve ser sempre depois de uma trilha) verifique se tem rachaduras.

16 - O que devo levar para beber numa trilha ?

Água é o melhor. Sucos e gatorade deixam um gosto doce na boca e não funcionam melhor que água.

17 - Qual é a melhor maneira de limpar a bicicleta ?

Se só tiver empoeirada, use um pano seco e depois passe silicone para dar mais brilho. Se tiver muito suja, use água e depois lubrifique-a toda (incluindo os cabos de aço).

18 - Pedais clipless fazem mal ao joelho ?

Se eles tiverem ajustados corretamente não. O movimento da perna precisa ser linear, o banco não pode estar muito afastado para trás. Mas se você já tem problemas no joelho, evite ajustá-los com muita "release force".

19 - De que lado devem ficar as alavancas (quick releases) para soltar as rodas ?

Do lado esquerdo da bicicleta. Devem ficar desse lado para não ficarem do mesmo lado do câmbio traseiro, podendo dar problemas. Para apertar, não é preciso usar muita força, apenas deixe-as firme.

20 - É necessario usar bar ends (chifres) ?

Não. Bar ends não são necessarios, apenas lhe coloca em um posição mais confortável em subidas muito extrensas. Não é uma necessidade, mas pode ser uma ajuda.Gentilmente cedido por Pedro Cury,do site Pedal.com.br

5 comentários:

  1. Bacana a idéia, valeu galera... esse site do pedal.com tem muita coisa boa, sempre aparecem dicas interessantes... abraços e muitas pedaladas, Silvio.

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  2. Valeu Diego por ter aceitado a minha ideia, será muito interessante o blog discutir assuntos relacionados a bike, acredito que todos estamos em busca de 'evoluir' no esporte que gostamos e praticamos. No meu ponto de vista os blogs são exatamente para isso, apresentar informações, detalhes de trilhas e lugares super interessantes para todos que gostam do mesmo esporte. Abraço a todos e Rumo ao proximo desafio.

    Fabiano - Mestre dos Magos

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  3. Muito boa a idéia e a matéria, precisamos sempre disso, da galera participando e dando sugestões. Afinal este blog é de todos do Gira.

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  4. legal a iniciativa , mas a dica de pressao de pneus esta bem por fora, e colocar oleo na corrente antes e depois do pedal tambem e demais, lubrifique a bike no dia antes de pedalar e nao coloque mais de 35 libras numa mtb, quanto mais full, voce mata o desempenho da suspa. (tenho bikes full a mais de 15 anos...)

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  5. Mandou bem, perguntas básicas com respostas curtas e objetivas.

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