domingo, 14 de março de 2010

Os Bandeirantes do Atalho


Pois é, a idéia era somente explorar uma trilha, mas o pedal acabou se transformando em algo desbravador, deu para sentir, de leve, a vida dos nossos bandeirantes, até porque o pedal era para transcorrer com certa normalidade numa estrada vista e marcada no google earth, mas surgiu um single track de mata fechada e no final as decisões eram continuar ou voltar pelo mesmo caminho, decidimos seguir em frente, rumo ao desconhecido, hehehehe.


Os bandeirantes desta vez foram Eu e o Fabiano, o únicos que toparam pedalar.

 Saímos da Casa do Queijo no horário programado, e já de início com uma supresa, o GPS não abriu o mapa que estava na memória, ou seja, estávamos as escuras e teríamos que encontrar o caminho na raça.

Ok, chega de sesacionalismo.....rs

O dia estava muito bonito, mas logo às 8 horas da manhã o sol já mostrava que ia ser pesado, depois de uma semana chuvosa (semana passada), este semana o sol veio para equilibrar as coisas, mas judiou legal.



Os resultados das chuvas eram vistos no início, vejam como ficou a subida até o Manancial, foi tão forte a destruição que a estrada ficou um tempo interditada (Segundo o Sr. Antônio, pai do Fabiano, a estrada ficou bloqueada por um tempo, pois houve desmoronamentos), e hoje deu para ver que as máquinas da prefeitura tiveram que trabalhar bastante, vejam como ficou a estrada, tiveram que praticamente abrir outro caminho, parece até que vão construir uma rodovia de tão larga.


Bem, seguimos em frente e já no ínico da descida da Cachoeira do Roncador decidimos descer o Cafundó, conforme pode ser visto no mapa no fim do texto. A estrada estava perfeita, o sol tostando os capacetes, mas a natureza estava nos retribuído, conseguimos até aproveitar a temporada de goiabas, era só parar, colher e comer, não tem coisa melhor.


Já no topo do morro vimos nosso objetivo, que era adentrar a floresta de eucalíptos e seguir em linha mais ou menos reta até sair na estrada do Roncador, a sorte era que, apesar do GPS não mostrar a trilha salva na memória, apareceu uma estrada que veio no mapa City Navegator Brasil (aquele que a gente compra para mostrar as ruas do país).

Nesta hora pensamos, BELEZA!!! Não vamos ter problemas, mas não foi bem assim não.


No início tudo certo, trilha perfeita, estrada pouco utilizada por carros, contato direto coma natureza, descidas, subidas, mapa mostrando perfeitamente o caminho, até que a trilha começou a ficar com muita natureza....


A natureza praticamente estava devorando a estrada, mas continuamos sempre com a frase animadora do nosso navegador, neste caso, EU - Tudo certo Fabiano, estamos no mapa!!!!!


A mata foi crescendo para dentro da estrada, e EU - Tudo certo, estamos na trilha do mapa!!!!!


Neste ponto a frase teve uma pequena mudança - Fabiano, dançamos a trilha sumiu do mapa!!!!!! kkkkkk

Nestas horas temos que rir também, afinal nada sai como esperado e isso é bom para todos; não adianta, por mais que vc planeje, pense, se elabore, problemas são inevitáveis e acredito que isso faz parte do esporte. O segredo é sempre ficar tranquilo, não abusar, pois queira ou não se algo acontecer a ajuda pode demorar para chegar, e sempre confiar nos seus instintos.

Mas beleza, prosseguimos mais de 5 km trilha adentro, um sigle track cheio de carrapicho, galhos, teia de aranhas (a gente comeu uns 200 gramas de teia - dizem que é proteina pura - SUPERRRR!!!), mas seguimos até que depois de valetas, canelas sangrando (é!!! deixamos o sague lá), pernelongos (eles nem precisavam picar, era só lamber a perna....kkkkkk); bem, finalmente a trilha acabou voltando no mapa e vimos que estávamos mais ou menos dentro da trilha e já dava para ver no mapa a proximidade da estrada do Roncador.




Vitória, conseguimos fazer aquilo que queríamos, e foi mais ou menos o que o Carlão amigo nosso disse (ele e meu Tio já fizeram este pedal, mas há uns 5 anos atrás, quando os eucalíptos ainda eram pequenos), pois é!!!! As árvores cresceram um bocado....

Chegamos bem, aparecemos uns 500 metros da Igreja que há antes da Cachoreira do Roncador (Sentido Casa do Queijo - voltando), na realidade não há estrada mostrando o caminho para quem pensa em fazer este pedal começando do Rocandor, pois a gente saíu de dentro de uma picada onde só tem uma cerca, nada mais.

A vontagem é que ao lado tem uma bica e deu para refrescar, recuperar a animação e seguir o caminho até o final.


Tudo bem que no meio da subida do Roncador o pneu do Fabiano apitou, e ele ainda teve a cara de pau de emparelhar a bike com a minha e perguntar - Diegão, meu pneu está murcho????? Na realidade não estava murcho, estava no chão, literalmente.... hehehehe (acho que por causa do sol ele pensou que fosse uma miragem....rs). Daí paramos, ele fez o reparo e fomos até o ponto de saída e ao final do pedal.


Tirando o sol que judiou legal da gente, a trilha foi muito legal, apesar dos contratempos, o desafio, a novidade, a mata fechada, tudo serviu para coroar este pedal com a satisfação de ter completado, ter curtido o esporte, a amizade, a natureza, bem,  foi tudo perfeito.

Para quem gosta deste tipo de trilha eu recomendo, apesar que vários pontos estão com tanto mato que não há possibilidade de pedalar, para terem uma ídéia dava para ficar sentado na bike sem ela cair, só apoiada pelos matos...... mas valeu a diversão.

Quem não foi perdeu, mas a trilha está aí no mapa abaixo, quem quiser fazer esteja a vontade, pode enviar um e-mail que eu mando o arquivo para todos que queiram fazer algo diferente, afinal quanto maior a dificuldade melhor é a chegada, com o espírito de missão cumprida.


Valeu Fabiano, foi demais o percurso, temos outro para fazer que eu já marquei no google, se o GPS ajudar!!!!! Obrigado Deus pela oportunidade, por tudo ter corrido bem.


Visualizar Atalho - Cafundó - Roncador em um mapa maior


7 comentários:

  1. Para um bom biker não existe caminho errado, existe caminho novo :)

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Mais um desafio CONCLUIDO !!!!!

    Bem louca a trilha, temos que programar mais pedais como esse, foi dificil porem bem divertido ....

    RUMO AOS PROXIMOS DESAFIOS e bem proximo de 1 ano de blog . . . .

    Fabiano - Mestre dos Magos

    ResponderExcluir
  3. É isso aí rapaziada mais uma vez fizeram um pedal show de bola diferente do que rola por aí, essa é nossa essencia bikers desbravadores não querendo ser os melhores mas fazer o melhor para nós....

    Parabéns Diegão e Fabiano pela atitude e logo a rapaziada vai estar em peso no pedal pra darmos muita risa.

    ResponderExcluir
  4. Parabens, isso é MTB, trilhas novas,aventura, mas muito cuidado,vc ja mencionou acima,isso é muito importante.Helvio

    ResponderExcluir
  5. muito da hora..... tem algumas trilhas assim aqui em CPV ( a da Cruz Branca saindo na pousada dos Bandeirantes é uma delas..... show de bola...trilha bem limpa pelo meio da mata da serra do palmital.... pura natureza.
    Quem sabe assim que eu me recuperar do "acidente" que sofri em DEZ (fratura no tornozelo e cirurgia com colocação de 07pinos) e que está deixando-me afastado da bike até junho/10 nós poderemos marcar um dia p/ fazermos ela com a galera ....
    abçs,
    Mirão

    ResponderExcluir
  6. Mirão, é só marcar que estaremos lá.

    Rodrigão, falou tudo, o melhor para nós, nada mais.

    ResponderExcluir